Como escolher um berço seguro para o seu bebê
Se tem um item que é
indispensável no quarto do bebê é o berço. Todo o restante do mobiliário pode
esperar, porém o berço é a peça chave do ambiente onde a criança passará boa
parte do tempo durante os primeiros aninhos de vida.
A escolha pelo berço ideal pode ser complicada, especialmente devido ao grande número de opções disponíveis e variações de preço e estilo. Mas o que deve sempre ser considerado, acima de qualquer outro aspecto, é a segurança que o item oferece.
Antes de sair por aí decidindo pelo berço mais bonito ou mais em conta, preste atenção especial a esses tópicos:
- Certificação do Inmetro
Desde 2012, todos os berços fabricados no País devem ser aprovados pelo Inmetro. Verifique, ainda, se a peça vem com manual de instruções para montagem. Algumas determinações obrigatórias envolvem o espaçamento máximo da grade lateral (para evitar que a criança prenda a cabeça ou o tronco nos vãos); a distância entre o estrado e as laterais, que não deve passar de 2,5 cm (para que a criança não corra o risco de prender as mãos ou pés); e a altura entre esses dois pontos, que deve ter medida suficiente para evitar que o bebê caia ou saia do móvel.
Modelos de balanço, movimento pendular e aqueles utilizados para fins hospitalares são isentos da certificação.
- Braçadeiras, suportes e rodinhas
É muito importante prestar atenção às peças menores, como braçadeiras ou suportes, que podem ser pontiagudas ou facilmente quebráveis. Quanto aos modelos com rodinhas, é preciso que tenham um sistema de travamento para evitar deslocamentos acidentais.
- Dispense acessórios
Protetores, mosqueteiros, móbiles e demais objetos devem ser dispensados afim de evitar sufocamento, alergias ou acidentes diversos. Alguns especialistas dizem até mesmo que não é necessário travesseiro, uma vez que o bebê consegue manter a postura correta sem a utilização do mesmo. Crianças com refluxo, porém, podem utilizar um modelo baixinho, de forma a manter a cabeça um pouco mais elevada que o restante do corpo.
- Matéria-prima
Informe-se sobre os materiais utilizados na confecção do berço. As tintas não devem ser tóxicas, os parafusos ou pregos devem ser novos e resistentes, a madeira precisa ser de qualidade e não apresentar rachaduras, farpas ou outras irregularidades.
Vale lembrar que as quinas do móvel devem ser arredondadas e que o berço não deve ser posicionado próximo à janela. Em suma, um berço de qualidade oferece total segurança ao bebê. Por isso, cuidado ao escolher uma peça somente pelo design ou pelo preço. Verifique, antes de tudo, as condições de segurança.