O que são móveis funcionais e como usá-los
Cada vez mais, as tendências na decoração seguem a linha funcional. Em outras palavras, independentemente do estilo que você decidir adotar para decorar a casa, a ideia é escolher peças que sejam úteis de verdade. Nada está no lugar por acaso, cada móvel tem uma função importante – alguns mais de uma.
A regra serve especialmente para cômodos menores, que não podem acomodar muitos móveis devido ao espaço restrito. Nesses ambientes, os móveis são mais que simples móveis. Cada peça desempenha uma função indispensável.
O interessante desse estilo de mobília é conseguir encontrar peças que, ao mesmo tempo, ornam perfeitamente com o design da residência e desempenham suas tarefas exemplarmente, sem necessariamente revelar a sua função.
Móveis funcionais no quarto
A funcionalidade da mobília para o quarto é aplicada, na maioria dos casos, para oferecer armazenamento extra. Enquanto diversas peças são feitas para guardar objetos, como os armários e as cômodas, algumas conseguem inovar e oferecer dupla função. A cama, por exemplo, pode conter gavetas abaixo do colchão ou então funcionar como um enorme baú para armazenar edredons, travesseiros e lençóis – itens que geralmente ocupam espaço valioso do guarda-roupas.
Móveis funcionais na sala
Uma boa ideia para incluir uma peça funcional na sala é optar por uma sofá-cama. Cada vez mais essas peças revelam designs inovadores, seguindo linhas mais modernas e adotando as últimas tendências da decoração mundial. Quem tem pouco espaço e faz da sala de estar um home office, também pode escolher uma estante multifuncional, com espaços vazados para armazenar livros e outros objetos, finalizando em uma escrivaninha para o horário de trabalho.
Móveis funcionais na cozinha
As mesas com ajustes de tamanho podem tanto ser utilizadas na cozinha, quanto na sala de jantar, dependendo do espaço disponível. O legal desses modelos é que eles podem ser ajustados de acordo com a necessidade, sem ocupar área desnecessária quando não há visitas em casa, por exemplo.
Os móveis funcionais estão por todos os cantos e a tendência é que se mantenham como os queridinhos dos designers de interiores por muito tempo. As peças são perfeitas para criar espaço adicional nos cômodos mais apertados, sem sacrificar estilo ou bom gosto na decoração.