Outros móveis de madeira para quarto infantil também podem ter formatos inusitados, como armários, sofás ou mesmo cômodas com puxadores divertidos.
Agora, se você preferir os móveis neutros, que possam acompanhar os pequenos por mais tempo, também tem formas de torná-los mais lúdicos. Uma ideia é apostar na pintura da parede atrás ou ao lado da cama.
Ela pode formar uma casa, um carro, uma boneca, o céu, ou o que mais a imaginação permitir! A ideia central é transmitir a sensação de continuidade do móvel na pintura, papel de parede ou adesivo.
Quem tem pouco espaço pode aproveitar e muito essa dica! Você não precisa investir em móveis planejados para quarto pequeno infantil para garantir que eles sejam funcionais.
Na verdade, esse móvel é um verdadeiro “all in one” para acompanhar a criança em diversas fases da vida. Além de ter trocador e compartimentos como porta fraldas, ele se transforma em cama, e ainda tem uma cama auxiliar extra.
Já o trocador pode ser usado no futuro como mini escrivaninha com banquinho e gaveteiro. Quanto ao porta fraldas, vira uma mesa de cabeceira ou porta brinquedos. Para completar, o painel da cabeceira do berço se transforma em quadro de giz.
3. Cores de móveis de madeira para quarto infantil levam diversão
Uma forma de decorar, dar vida aos ambientes e tornar tudo mais divertido é por meio dos móveis coloridos para quarto infantil. Cômoda, cama e até o
guarda-roupa de madeira podem ter cores que fogem do tradicional branco ou marrom.
E se engana quem pensa que esses são móveis para quarto infantil feminino. Eles também podem decorar espaços destinados a meninos.
Aliás, você nem precisa se prender ao azul ou ao rosa. Que tal investir em tons como lilás, verde ou mesmo o
berço amarelo da IdeaHome? Aliás, a peça ainda vira mini cama, para quando a criança estiver crescida.
4. Móveis para quarto infantil ganham cara nova com adesivos
Mais uma ideia para deixar o espaço mais divertido é colar adesivos nos móveis de madeira. Você pode incluir figuras menores ou envelopar toda a superfície do móvel, como a
barra de proteção para a cama ou as portas do armário, por exemplo.
Aliás, essa também é uma mudança de baixo custo e fácil de fazer. Ou seja, você não precisa investir muito tempo e dinheiro para deixar o quartinho infantil de cara nova!
5. Objetos certos são opções fáceis de decoração para quarto infantil
Além da escolha das cores e dos móveis de madeira para quarto infantil, os objetos de decoração fazem a diferença para tornar o ambiente mais divertido, aconchegante e funcional.
Por exemplo, pequenas luzes instaladas no teto podem reproduzir as estrelas do céu, tornando o espaço lúdico e mais iluminado. Aliás, luminárias em formatos de nuvem, estrela e personagens infantis também são boas opções.
Outros itens como almofadas divertidas, pelúcias, tapetes e brinquedos ajudam a dar o tom da decoração e ainda podem ter diferentes utilidades no dia a dia.
6. Mantenha objetos ao alcance das crianças
No quesito funcionalidade, é importante pensar não só na versatilidade dos móveis para os pais e responsáveis, como também no uso da criança no dia a dia.
Por isso, o ideal é que os móveis sejam baixos, na altura da criança. Assim, ela vai poder interagir e aproveitar melhor o espaço que, afinal, foi pensado para ela.
Isso ajuda até a criança a ter mais autonomia, uma vez que vai poder realizar diversas tarefas sozinha, como pegar roupas na gaveta e no armário, sentar-se para fazer o dever de casa ou organizar seus brinquedos.