Como transformar a casa em home office
Postado por: Funcionário Publicado em: 25/10/2017 Comentários: 0
A decisão de se trabalhar em casa envolve muito mais do que simplesmente não ter que enfrentar o trânsito pela manhã. Algumas pesquisas recentes, aliás, afirmam que aqueles que optam pelo home office acabam trabalhando mais do que os que se deslocam ao escritório diariamente – por estarmos em casa e não termos horário definido, é muito mais fácil verificar nossa caixa de e-mails depois das 18h e almoçar mais rapidamente do que o normal para adiantar aquela pauta urgente.
No entanto, o trabalho feito de casa traz inúmeras vantagens. Entre elas, as possibilidades de multi-tasking, horários flexíveis, a não necessidade de deslocamento diário e aqueles minutinhos a mais na cama.
Se você é uma dessas pessoas que conquistaram o direito de utilizar o lar doce lar como ambiente de trabalho, primeiramente, parabéns! Segundamente, é preciso muita organização para que a rotina funcione do jeito que os clientes esperam.
Trabalhar em casa não é simplesmente jogar o notebook sobre a mesa de jantar. Home office bem feito vai além dessa praticidade. Para ter sucesso nessa nova empreitada, é preciso pensar na funcionalidade do cômodo que será seu novo escritório. Se tiver um ambiente exclusivo para este fim, melhor. Monte ali um escritório com direito a escrivaninha, cadeira confortável, armários para guardar a papelada e devices eletrônicos, e passe a ver este espaço como o seu local trabalho, ignorando o restante da casa enquanto estiver ocupado com as tarefas profissionais.
Porém, muitos não possuem um quarto sobrando para este propósito. E é aí que está o desafio: trabalhar com o que se tem para conseguir, de alguma forma, separar o pessoal do profissional.
Tamanho não importa, organização sim
A amplitude do cômodo onde você instalará o seu novo escritório não é importante. O essencial quando se tem um home office é prezar pela organização. Você não pode perder tempo tentando encontrar a ata daquela reunião que imprimiu na semana passada e agora pode estar no banheiro, no quarto das crianças ou no balcão da cozinha. Tenha móveis de tamanho suficiente para abrigar o seu material de trabalho, evitando deixar tudo jogado por cima da mesa ou em locais inapropriados. Opte por peças com várias gavetas, instale mais prateleiras, compre uma nova cômoda ou invista em baús. Separe o que é da casa e o que é do trabalho, não misture documentos, livros ou papeis em geral.
Dê um jeito nos fios
O computador, o mouse, o telefone, o teclado, o carregador, o fone de ouvido, a internet... essa infinidade de fios causa uma confusão mental que não ajuda em nada na hora de prestar atenção no que realmente interessa. Escolha opções de aparelhos eletrônicos que funcionem via bluetooth, diminua a quantidade de fios, observe se os móveis possuem orifícios propícios para contribuir com essa limpeza visual. Posicione-os de forma a evitar que os fios fiquem no meio do caminho.
Home office não é sala de TV
Separe as coisas. A cadeira que você usa para digitar no computador não é a mesma que você usa para assistir seus seriados favoritos no Netflix. Escritório é escritório, ambiente de lazer é ambiente de lazer. Tente organizar o espaço de trabalho de forma que, ali, é como se você tivesse um sensor dizendo: agora é o momento de trabalhar.
Especifique um horário de trabalho diário, com base nas tarefas que tem a cumprir. Não trabalhe de pijama, troque de roupa. Evite receber visitas no horário que você estipulou como sendo o seu horário comercial.
Faça listas de coisas pendentes, dê atenção aos prazos, estipule um número de compromissos por dia e cumpra-os um a um. É claro que, estando em casa, você pode tirar um cochilo depois do almoço – mas lembre-se de que não poderá dormir 3 horas seguidas e depois atrapalhar toda a agenda da tarde.
Por fim, lembre-se de que você passará boa parte do seu tempo ali. Escolha cadeiras confortáveis, talvez um tapete sob a escrivaninha, mantenha o ambiente clean, acrescente um toque decorativo que é a sua cara e preste atenção à incidência de sol e à ocorrência de barulho no cômodo.
A ideia é tornar a sua experiência de trabalho mais confortável e otimizar o seu dia – sem trânsito e com mais tempo, sem stress e com muito mais autonomia!