É possível viver bem em um apartamento de 50m²
Quem disse que somente os ambientes enormes merecem decoração de bom gosto? Um apartamento pequeno também pode ser planejado e decorado de forma sustentável, funcional e sofisticada.
Para os que moram sozinhos ou dividem o espaço com um parceiro, aliás, essa pode ser uma opção mais em conta e bastante prática para o dia a dia. Menos investimento em espaço quer dizer maior possibilidade de investimento em itens que são a sua cara e que darão aquele toque especial à morada – como quadros, mobiliário em geral, abajures e tapetes.
Caso não existam paredes, é possível trabalhar a questão estética combinada com funcionalidade para dividir um ambiente do outro, muitas vezes sendo possível utilizar os próprios móveis como limitadores.
Coloque, por exemplo, um balcão ou aparador de madeira contra o sofá e pronto! Você acabou de separar a sala da cozinha. Quer mais privacidade no quarto? Coloque um biombo na lateral da cama, uma cortina de tecido leve, ou use o próprio guarda-roupas como parede para maior privacidade.
A utilização de cores nas paredes também pode servir para distinguir um ambiente do outro. Você pode tentar amarelo na cozinha e azul no quarto, ou talvez uma cor geral mais neutra para todos os cômodos, deixando o tom mais chamativo para a sala.
Alguma cor nos próprios móveis ou
na decoração dão vida ao lar-doce-lar e podem até mesmo ser combinadas de
acordo com os tons utilizados nas paredes ou acessórios. A madeira do
mobiliário, nesses casos, serve de complemento aos tecidos presentes no sofá,
toalhas e tapetes, oferecendo equilíbrio natural dos materiais utilizados.